Olá!

Queríamos trazer para você tudo o que você precisa saber para entrar nesse lindo mundo da hidroponia. Hoje, Adrian, cofundador da Mundo Hydroponics, vai contar tudo o que você precisa para iniciar uma cultura hidropônica de frutas e hortaliças, de A a Z em um resumo completo. Prepare-se um bom chá ou café e leia esta informação única que lhe trazemos.

Introdução
A jardinagem é um ótimo processo do qual você pode optar por participar.

Muitas pessoas adoram o quão relaxante todo o processo pode ser e o quanto elas podem se ancorar e se divertir. Além disso, é sempre maravilhoso experimentar produtos frescos no final da temporada, quando eles vêm direto do seu próprio jardim.

Fresh organic cherry tomato salad

No entanto, a jardinagem tradicional é um desafio. Você está tentando combater insetos, nutrientes ruins do solo e ervas daninhas para que as plantas continuem crescendo como deveriam. Muitas pessoas desistem do trabalho porque é muito difícil conseguir a colheita de ótima aparência que estão procurando.

Em vez de lutar com tudo isso, considere cultivar um jardim hidropônico para obter resultados ainda melhores.

A jardinagem hidropônica não usa o solo como a jardinagem tradicional. Em vez disso, você escolherá alguns recipientes especiais e um sistema de irrigação para trabalhar apenas com água para manter as plantas saudáveis. Ao adicionar um pouco de solução nutritiva e uma bomba para recircular a água, você poderá fornecer às plantas tudo o que elas precisam sem ter que lidar com o solo e outros problemas que estão presentes.

Qualquer pessoa pode fazer esse processo, pois não é difícil e este guia incluirá todas as etapas necessárias para que funcione para você. Desde entender mais sobre esse processo, escolher os recipientes certos, entender os nutrientes necessários e até maneiras de obter a iluminação perfeita para o seu jardim, não há nada que você não possa fazer com seu jardim hidropônico. Se você é iniciante ou já faz jardinagem há muito tempo, a jardinagem hidropônica pode ser a melhor opção para você. Ele ajuda você a obter todos os nutrientes e benefícios de um jardim grande e saboroso sem os aborrecimentos que acompanham o uso do solo para fazer plantas. Leia este guia e aprenda tudo o que você precisa saber para começar com uma horta hidropônica.

Vegetables hydroponics farm. Hydroponics method of growing plants

Capítulo 1: O que é hidroponia?

Antes de irmos longe demais nesse processo, primeiro precisamos entender o que é a hidroponia.

Em primeiro lugar, é um tipo de jardinagem que você pode usar.
Enquanto a maioria das pessoas vai começar com uma bela plataforma de jardim ou vasos para cultivar suas plantas, com bastante solo e outras coisas para ajudar a facilitar, a hidroponia vai seguir um caminho diferente. Ele reconhece que as coisas nem sempre funcionam tão bem com os métodos tradicionais e que o solo não é necessário para ajudar as plantas a crescerem grandes e fortes. Então, a hidroponia é basicamente um processo onde você distribui água, certificando-se de preservar a qualidade e ainda fornecer os nutrientes que a planta precisa para atingir todo o seu potencial. Basicamente, isso inclui adicionar alguns nutrientes que as plantas precisarão na água que você fornece, então o solo não é importante.

Quando você planta seus produtos em seu jardim, você conta com a chuva para ajudar no processo. O solo terá muitos dos nutrientes que suas plantas precisam para serem fortes e saudáveis. Mas as plantas não conseguem extrair tudo sozinhas. Em vez disso, espera a chuva chegar, que então libera os nutrientes e os entrega às plantas. Mas quando não chove ou você não rega suas plantas por conta própria, você não está apenas desidratando as plantas, você está mantendo os nutrientes longe das plantas.

Embora isso possa parecer um processo fácil para as plantas obterem seus nutrientes, não é perfeito. Há momentos em que não chove o suficiente. O solo pode não ter nutrientes suficientes e as plantas não podem absorver mais. Ou talvez os nutrientes sejam muito baixos para a água ajudar. Não importa o motivo, isso pode tornar muito difícil fornecer à planta os nutrientes de que ela precisa. Como a maneira natural de fornecer nutrientes às plantas nem sempre é tão eficaz quanto esperamos, a hidroponia às vezes é usada.

O objetivo desse processo é replicar o ambiente natural, mas para que isso funcione melhor. A maneira como isso é feito é adicionando nutrientes à água e ajudando-a a enriquecer as plantas no processo. Quando os nutrientes certos estão em sua água, as plantas podem absorvê-los e crescer mais saudáveis ​​e fortes.

Se você fizer esse processo corretamente, as plantas poderão crescer melhor do que em seu próprio jardim ou em outro local ao ar livre. A solução nutritiva muitas vezes depende de você. Normalmente você precisará fazer um sistema fechado para mover esses nutrientes para o lugar certo. As opções anexadas são ótimas porque também podem evitar o problema da evaporação para que as plantas possam obter todos os nutrientes para dentro sem que a água evapore. A água estará sempre lá, você não precisa se preocupar com a perda de nutrientes para o solo ou com a água desaparecendo antes que todos os nutrientes sejam absorvidos. Existem algumas maneiras diferentes de configurar sua hidroponia.

Organic hydroponic vegetable in the cultivation farm.

Benefícios da hidroponia

Neste ponto, você pode entender alguns dos conceitos básicos que acompanham esse processo, mas pode estar se perguntando por que deve optar pela hidroponia em vez da jardinagem tradicional…

As pessoas estão acostumadas com a maneira usual de jardinagem; eles montam um jardim ou o revisam e fazem seus próprios vasos para fazê-lo funcionar. O solo fornece os nutrientes e eles só precisam capinar e fornecer água de vez em quando. Esse sistema existe há anos e a maioria das pessoas nunca ouviu falar em hidroponia e muito menos tem ideia de todos os benefícios que advêm de fazer esse processo.

Alguns dos benefícios de escolher a hidroponia em vez da jardinagem tradicional para suas plantas incluem:

  • Melhor Saúde – Quando você cultiva suas plantas hidroponicamente, você está fornecendo a elas a melhor composição de nutrientes possível. Você também evita que pragas e ervas daninhas entrem no sistema para que as plantas possam obter tudo o que precisam sem problemas. As plantas poderão crescer com mais saúde e ajudarão você a ter o melhor jardim possível.
  • Muita produção: é fácil fazer muita comida com este método. Como não há tantas pragas, você poderá obter mais de cada planta. Você não terá que trabalhar tanto para manter as ervas daninhas e outras pragas afastadas. Esta é uma maneira fácil de obter comida e está alimentando milhões de pessoas até hoje.
  • Acessível: Comprar solo preparado, lavrar a terra, pagar por muita água que evapora e muito mais começará a custar-lhe com o tempo. A hidroponia é realmente fácil e acessível, tornando-se uma das melhores maneiras de fazer uma grande colheita.
  • Menos tempo: Você descobrirá que não leva muito tempo para lidar com isso. Por exemplo, você não precisa gastar tempo cultivando a terra, regando todos os dias e trabalhando para impedir a entrada de ervas daninhas e pragas. Certifique-se de que a planta tenha água suficiente e que o teor de nutrientes seja bom e suas plantas estarão prontas para crescer.
  • Mais Produtividade: As plantas cultivadas hidroponicamente podem amadurecer mais rapidamente em comparação com as cultivadas no solo. Isso significa que você pode cultivar mais colheitas ao longo do ano, por aproximadamente o mesmo custo.
  • Melhor para você: há muito o que aproveitar quando se trata de seu novo jardim hidropônico. A comida parece melhor, tem um sabor melhor e é ainda melhor para você comer. Isso por si só torna a hidroponia melhor para usar em todos os sentidos.

Como você pode ver, este é um ótimo processo a seguir para garantir que suas plantas sejam bem cuidadas. Embora seja necessário um pouco de esforço no início, ainda é um ótimo processo para tentar e até mesmo os iniciantes podem colher grandes benefícios.

Agora, vamos dar uma olhada em algumas das etapas que você pode seguir para tirar esse sistema hidropônico do chão e trabalhar para suas necessidades.

Organic hydroponic vegetable cultivation farm with. Selective focus.

Capítulo 2: Escolhendo seu sistema hidropônico

A novidade que você deve descobrir é o sistema hidropônico. Este é o sistema que o ajuda a criar as condições perfeitas para as suas plantas. Isso ajudará as raízes a obter as quantidades perfeitas de oxigênio, água e nutrientes, além de eliminar os problemas de desidratação que às vezes ocorrem com as raízes das plantas do solo e outros substratos. Você precisará primeiro escolher se o sistema é passivo ou ativo. Com o ativo, haverá um aparelho movido a energia que ajuda a circular os nutrientes que sua planta precisa. Com o sistema passivo, você contará com a gravidade para ajudar a manter as plantas felizes.

Existem várias opções diferentes que você pode escolher com cada um desses sistemas e muitas vezes dependerá do que funciona melhor para você. Algumas pessoas preferem a ideia de gravidade, porque você não precisa fazer tanto trabalho, mas precisa se preocupar em movimentar os nutrientes. A opção ativa funciona muito bem porque você pode deixá-la de lado por um tempo, como se estivesse viajando, e as plantas ainda serão cuidadas.

Vejamos algumas das opções mais populares que você pode escolher para tirar o máximo proveito do seu sistema hidropônico.

A técnica NFT ou Nutrient Film Technique (Water Thread Technique) é a primeira que veremos.

Dentro deste sistema, você encontrará um túnel. As plantas serão colocadas neste túnel enquanto as raízes estiverem dentro dele e se alimentarão dos nutrientes que percorrem todos os canos junto com a água.

A solução nutritiva percorre o sistema, entra em contato com as raízes da planta. Quando a solução nutritiva passa pelo sistema, ela recircula novamente e nunca é desperdiçada.

Há uma bomba neste sistema que recirculará sua solução nutritiva para que ela viaje continuamente por todo o sistema. Ele continuará circulando até que você o retire para obter alguns novos nutrientes. A maior vantagem que vem com este sistema é que ele é completamente fechado. Isso ajuda a criar um bom nível de umidade que as plantas precisam para prosperar.

Além disso, você reduzirá qualquer risco de as raízes ficarem muito desidratadas. Este também é um bom sistema para alface e outras culturas de curta duração.

Sistema de balsa

Este é um bom sistema para iniciantes porque é acessível e eficiente. As plantas serão colocadas em placas elevadas de poliestireno/isopor e flutuarão em cima da solução nutritiva previamente preparada.

As raízes das plantas serão expostas para obter os nutrientes e a água de que precisam. A solução encontrada dentro da área será recirculada para que ocorra a oxigenação. Esta é outra boa opção para escolher se você tem uma planta que está passando por alguns ciclos de crescimento rápido.

DWC ou Dutch Water Culture (Embora a tradução original não seja a mesma, seu sinônimo em nosso idioma seria “Deep Water System”)

Essa opção pode ser usada por iniciantes, mas geralmente é salva para uso por produtores comerciais. É realmente eficaz com alguns dos meios que discutimos no capítulo anterior, então você obtém muita liberdade com este.

Se você está plantando uma cultura que leva mais tempo para crescer, como rosas, manjericão, pimentão, tomate e ervas medicinais como cannabis, esta é a escolha porque se dá bem com esses tipos de plantas.

Este sistema precisará de um tubo de PVC para usar como tubo de drenagem e, em alguns casos, um reservatório de água principal para usar como tanque mãe. Você pegará sua solução nutritiva e a colocará em seu balde, esta solução é então drenada pelos canos para um reservatório preparado, por gravidade. Você precisará então configurar uma bomba que pegue a solução nutritiva e a empurre de volta para o balde para que esse ciclo possa ser concluído novamente.

Este é um método realmente eficiente de regar e deixar suas plantas felizes, mas você deve ter cuidado e configurá-lo corretamente. Este geralmente é reservado para produtores comerciais que têm muitas plantas para cuidar de uma só vez, mas se você tiver um pouco de experiência ou estiver pronto para fazer toda a configuração, pode ser uma ótima maneira de cuidar de suas plantas com hidroponia .

Aeroponia

Outro sistema que você pode usar é o sistema aeropônico. Com isso, as plantas levarão água e nutrientes para as raízes enquanto estiverem no ar.

Para fazer esse sistema, você precisará pegar as plantas e colocá-las em cestos que ficam em cima de um cercado. As raízes são expostas neste recinto e você pode pulverizá-las com a solução nutritiva. Este é provavelmente um dos métodos mais eficientes para ajudar a cuidar de suas plantas. As raízes são a única coisa que você precisa cuidar e elas só precisam da solução que você está usando. Qualquer coisa que eles não usarem será reciclado para que você possa reutilizá-lo mais tarde. Você precisará ter cuidado para manter a quantidade certa de umidade ao redor das plantas para que elas fiquem o mais hidratadas possível. Depois de terminar esta parte, você verá que as culturas crescerão muito mais rápido em comparação com suas contrapartes que são cultivadas usando o solo.

Escolher o sistema correto que funcione para suas plantas exigirá alguma pesquisa e dependerá de suas preferências pessoais. Às vezes tem a ver com a quantidade de espaço que você tem em sua casa. Dê uma olhada em algumas dessas opções para ver como é fácil fazer seu próprio jardim hidropônico sem todo o incômodo ao colocá-lo em funcionamento para seu uso pessoal.

Capítulo 3: Nutrição de Plantas

Agora que você tem o meio correto configurado, bem como um bom sistema que o ajudará a manter suas plantas saudáveis, é hora de seguir em frente para selecionar a nutrição certa que funcionará para suas plantas.

A porcentagem de nutrientes que cada planta necessita será composta por uma combinação de nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos. A planta precisará ser capaz de encontrar esses minerais para crescer da maneira que deseja.

Pense nesses elementos como os nutrientes que seu corpo precisa. Quando você come, é importante obter as quantidades certas de carboidratos, proteínas e gorduras para se manter saudável. Seu corpo trabalhará para extraí-los de sua comida para que ela possa crescer adequadamente.

Quando se trata de plantas, é o mesmo tipo de ideia. As plantas geralmente tentarão retirá-las do solo, mas quando você estiver usando o sistema hidropônico, talvez seja necessário trabalhar com a solução por conta própria.

Macronutrientes

Para começar, existem os quatro principais nutrientes que todas as plantas precisam para crescer bem. Esses incluem:

  • Nitrogênio: O nitrogênio é capaz de criar clorofila e aminoácidos que ajudam a produzir os açúcares que você precisa para crescer.
  • Fósforo: este mineral é responsável por promover o crescimento de flores e frutos.
  • Potássio: O potássio permite um crescimento mais rápido, mantendo seu caule forte e defendendo contra diversas doenças.
  • Hidrogênio: Isso é bom para ajudar as raízes a absorver os nutrientes de que precisam. Na maioria dos casos, você descobrirá que a planta obterá seu hidrogênio da água que você fornece.
  • Oxigênio – Isso ajuda a planta a respirar para que possa crescer através do processo de criação de amidos e açúcares.

Sem esses nutrientes, a planta terá sérios problemas para crescer e se reproduzir da maneira que gostaria. Certifique-se sempre de usar uma solução nutritiva completa e tenha controle ao misturar as quantidades para dosagem. Assim, você terá uma planta feliz e saudável.

Micronutrientes

Embora os macronutrientes sejam os mais importantes para sua planta porque a planta não será capaz de crescer e se desenvolver sem eles, também é muito importante obter micronutrientes na nutrição regular de sua planta.

La planta necesitará menos de estos, en comparación con los macronutrientes, pero agregarlos a la mezcla ayudará a que su planta florezca y se vea tan increíble como esperaba. Las soluciones de micronutrientes usualmente contienen y no se limitan a:

  • Cálcio – Isso é ótimo para ajudar a planta a criar mais paredes celulares. Se não houver o suficiente em sua planta, pode retardar o crescimento e várias outras deficiências.
  • Enxofre: Este nutriente ajuda a planta a sintetizar proteínas.
  • Ferro: Isso é bom para a criação de açúcar e também para o desenvolvimento da clorofila.
  • Magnésio: Isso ajuda a criar enzimas e clorofila que ajudam a manter a planta forte. Se sua planta não receber o suficiente, as folhas podem começar a amarelar.
  • Boro: Isso funciona em conjunto com o cálcio para produzir mais paredes celulares. Muito pouco boro na dieta da planta pode resultar em hastes curtas ou frágeis.
  • Manganês: cria oxigênio durante o processo de fotossíntese. Também pode causar folhas amarelas se não for adicionado à planta corretamente.
  • Zinco: O zinco é realmente importante para a planta porque ajuda no metabolismo do nitrogênio, clorofila e respiração. Se sua planta tem folhas menores, provavelmente está faltando zinco.
  • Cobre: ​​Este nutriente ajuda na fotossíntese, respiração e ativação enzimática. Folhas amarelas pálidas são comuns em plantas que não possuem esse nutriente.

Fazer sua própria solução nutritiva, ou adquirir nossa linha de nutrientes, com a quantidade correta desses micronutrientes pode fazer toda a diferença no tipo de crescimento que você obtém de suas plantas a cada ano.

Aproveite o tempo para verificar sua solução nutritiva para garantir que você esteja dando o melhor às suas plantas.

Seleção de soluções nutritivas

É sempre aconselhável comprar uma solução preparada, pois é ela que certifica uma dissolução correta sem precipitação dos nutrientes em seu sistema hidropônico. Isso também economizará tempo e ajudará você a passar pelo processo sem ter que se preocupar em obter os nutrientes certos ou outros problemas. Ao observar a solução, você notará que existem porcentagens de N-P-K no contêiner ou pacote. Estes são nutrientes importantes e você precisa ter certeza de que eles compõem a maior parte da solução.

Esta não é uma área para economizar quando se trata de seu jardim hidropônico.

Embora você possa estar interessado em economizar algum dinheiro no futuro, esta é a principal fonte de nutrientes que suas plantas receberão. Eles não encontrarão nutrientes no solo ou em outros lugares, então você é responsável por obter a solução certa para ajudar sua planta a crescer e se formar adequadamente. Sempre use a melhor solução nutritiva, que tem muitos nutrientes saudáveis, e suas plantas crescerão melhor do que nunca.

Níveis de pH

Outra coisa que você precisa ter em mente quando se trata de seu sistema hidropônico e plantas em geral é o nível de PH.

Se esses números forem muito altos, você poderá ter alguns problemas com as plantas podendo florescer da maneira desejada. Por outro lado, se você tiver o pH muito ácido, isso matará a planta no processo.

Se o pH cair um pouco, as plantas não crescerão tanto quanto você gostaria. Para a maioria das plantas, você deve manter o pH em torno de 5,5 a 6,5; indo muito abaixo ou acima desta quantidade irá torná-lo prejudicial para as plantas.

Sempre use um bom kit de verificação de pH de tempos em tempos para garantir que você esteja dando às suas plantas o melhor ambiente para elas crescerem.

Usar um kit de regulação de pH para cima e para baixo pode resolver esse problema de forma rápida e fácil. O processo de regulação baseia-se na aplicação de algumas gotas destas soluções no seu sistema hidropónico, o pH será ajustado de acordo com as suas necessidades e poderá comprová-lo com um medidor de pH em tiras reativas ou com um medidor de pH digital.

Capítulo 4: A Iluminação Certa

A iluminação que você usa para o seu jardim hidropônico é outro aspecto importante a considerar.

Essa iluminação desempenhará um papel importante em ajudar sua planta a crescer, então inclua algumas boas fontes de luz para ajudar as plantas. No entanto, você não pode simplesmente usar qualquer tipo de luz que desejar, a qualidade da luz será importante para ajudar suas plantas a crescerem grandes e fortes.

A melhor coisa que você pode fazer é colocar seu equipamento sob sombra parcial direta do sol. Se este objetivo não puder ser alcançado, é aconselhável colocar o equipamento em uma área que contenha pelo menos o sol direto da manhã e o sol indireto da tarde ou apenas luz ambiente. Isso é muito importante, pois as mudas ou mudas pequenas não suportam sol direto ao longo do dia. Se não, eles devem estar em uma luz mais clara.

Se você quiser, você pode criar um ambiente de cultivo dentro de sua casa ou dentro de casa, essa forma de cultivo é apelidada de “Interior”. Nesse método, é fornecida alguma iluminação que funcionará como substituta do sol, sendo uma fonte de luz artificial para ajudar a manter o crescimento e as temperaturas adequadas.

Para a maioria dos jardins hidropônicos internos, é usada uma luz de sódio ou LED. Estes são bons em imitar a luz solar natural e são muito mais eficazes em comparação com algumas das outras luzes de cultivo para escolher. Essas iluminações também foram projetadas para aproveitar ao máximo a fotossíntese e são, em suma, bastante acessíveis para a maioria das pessoas.

Se você quiser tirar o máximo proveito da fotossíntese de suas plantas, precisará fornecer a quantidade certa de cor, duração e intensidade de luz. Na maioria dos casos, quando se trata de sódio, você precisará de 200 a 500 watts por metro quadrado de paisagismo, dependendo do número de plantas e do tipo de cultivo que você faz. Embora, com as novas tecnologias, as lâmpadas e luminárias LED emitam a mesma quantidade de luz com menor consumo de energia, isso dependerá do modelo de lâmpada utilizado no espaço que você possui. É sempre aconselhável realizar diferentes testes com plantas de crescimento rápido, como rúcula ou alface, sob as luzes que você planeja colocar, e ver como a planta se comporta nessas condições.

Eu insisto, isso pode variar dependendo da quantidade de sol que cada planta depende. Alguns precisarão de muita luz e você precisará escolher uma potência/luminosidade mais alta. Outras plantas não gostam tanto do sol e podem durar mais tempo sem adicionar iluminação ou usar uma potência/luminosidade mais baixa.

Quando você escolhe uma lâmpada de sódio, haverá um indicador de energia em cada lâmpada que você escolher. Isso mudará com base na distância que a lâmpada precisará ser afastada das plantas. Cada potência que você pode escolher com sua lâmpada mudará o quão perto você pode ter a lâmpada de suas plantas para obter os melhores resultados. Não apenas o tipo de iluminação que você tem para suas plantas é importante, mas é uma boa ideia considerar mudar um pouco da tinta da sala em que você está crescendo ou construir uma barraca de cultivo na qual você possa pintar ou forrar as paredes.

high pressure sodium lamp HPS orange light, close-up view

Muitos cultivadores hidropônicos gostam de usar um acabamento branco brilhante na parede porque ajuda a aumentar a quantidade de luz que atinge suas plantas.

Você também pode obter um medidor de luz portátil. Você pode usar isso em suas plantas para verificar se toda a área do seu jardim interno está uniformemente iluminada.

Cada uma das plantas que você cultiva terá necessidades diferentes em termos de quantidade de luz que elas requerem. Alguns deles precisarão de mais luz e outros ficarão bem com apenas algumas horas.

A maioria das plantas frutíferas ou floridas precisará de 16 a 18 horas de luz por dia. Plantas como alface ou vegetais de crescimento curto podem ser cultivadas com metade desses valores.

Você precisa verificar e ver quanta luz suas plantas específicas precisarão para garantir que elas possam crescer adequadamente. Em seguida, quando você compra uma lâmpada, precisa descobrir qual cor ela emitirá. O espectro de cores terá um enorme impacto na quantidade de fotossíntese que pode ocorrer na planta. Cada uma de suas plantas precisará de um tipo diferente de espectro de cores. Por exemplo, quando você estiver cultivando plantas frondosas, uma lâmpada com luz azul será melhor para esses tipos de plantas. Por outro lado, para plantas frutíferas e floridas, recomenda-se uma lâmpada que emita uma luz mais quente ou amarelada.

Coisas a ter em mente

Antes de começar o seu jardim, há algumas coisas a ter em mente. Estes são essenciais se você quiser ver resultados surpreendentes com seu jardim e não desperdiçar todo o seu trabalho duro antes de começar.

Algumas das coisas a serem lembradas para manter um jardim hidropônico incluem:

  • Mantenha uma temperatura constante – cada planta gosta de uma ligeiramente diferente, mas trabalhe para mantê-la constante e em um nível que mantenha as bactérias afastadas.
  • Adicione um pouco de umidade
  • Escolha sua fonte de luz para ajudar as plantas a crescer
  • Ar fresco – Mesmo se você estiver cultivando suas plantas em ambientes fechados, você deve incluir um pouco de ar fresco para obter melhores resultados e evitar possíveis doenças e fungos em suas plantas.
  • Forneça um pouco de oxigênio – isso é importante para as raízes e pode ser feito por agitação ou com uma bomba aeradora e um difusor de bolhas.
  • Acompanhe seus níveis de pH e mantenha-o consistente.
  • Mantenha a solução nutritiva o mais consistente possível para evitar problemas.

Cada planta precisará de uma ajuda diferente para crescer da maneira que deve. Algumas plantas vão precisar de muita temperatura e outras vão gostar quando o ambiente estiver mais fresco. Opcionalmente, você precisará dedicar algum tempo para pesquisar cada tipo de planta, se quiser garantir que está fornecendo o tipo certo de cuidado para suas plantas.

Algas e fungos

Se você tiver muita umidade perto de suas plantas, poderá ter problemas com o crescimento de fungos.

Este é um equilíbrio delicado com o qual você terá que lidar. Embora ter um pouco de umidade seja essencial para ajudar as plantas a crescer. Mas uma vez que os níveis ficam muito altos, os cogumelos continuarão crescendo e tomando conta de todo o lugar. Portanto, fique de olho nos níveis de umidade e monitore-os constantemente.

Além disso, você precisa ter algum tempo para cuidar de suas plantas. Remova quaisquer folhas ou caules mortos do seu jardim para que os fungos não tenham nada para se alimentar. Se os fungos saírem durante o sistema de cultivo, certifique-se de usar um fungicida de alta qualidade que possa matá-los sem causar danos à planta. Quanto mais cedo você puder detectar um surto de levedura, maior a chance de evitar mais problemas.

Em alguns casos, a melhor coisa que você pode fazer para corrigir o problema do fungo é adicionar um pouco de leca ao seu vaso hidropônico, isso ajudará a absorver um pouco da umidade extra para que você não precise fazer muito mais para corrigi-lo.

As algas podem prejudicar suas plantas e esta irá prosperar quando a planta receber muita luz. Pode ocorrer tanto no meio de cultura quanto na solução nutritiva.

As algas competirão com a planta por uma parte da solução nutritiva, dificultando que as plantas obtenham o que precisam ou exigindo mais da solução nutritiva de você para atender à nutrição crítica de suas plantas. Para evitar esse problema, você precisa ter cuidado para evitar que raios de luz diretos entrem no reservatório de água e certifique-se de que a água nunca fique parada ou você pode ter alguns problemas.

Se houver muitas algas entrando no reservatório, você precisará fazer uma troca de água. Se aparecerem algas no meio de cultura, é aconselhável limpar a maioria delas, embora não representem um grande risco em sua cultura.

Conclusão

A jardinagem hidropônica é um conceito que muitas pessoas não deram muita atenção. Eles estão acostumados com o método tradicional de jardinagem e podem achar que a hidroponia simplesmente não funciona ou é muito complicada de gerenciar.

Mas com o sistema devidamente implementado, este tipo de horta tem muitos benefícios e exige menos trabalho do que teria com a sua horta tradicional.

Se você pratica jardinagem há muito tempo ou quer experimentar algo novo, a hidroponia pode ser a escolha certa para você.

Gostou da introdução? Nós nos esforçamos para trazer o melhor conteúdo para que você esteja sempre informado. Fique atento ao nosso canal no youtube e blog. Se você quiser, compartilhe este guia com seus entes queridos para que eles aprendam como é fácil começar com esta excelente técnica de jardinagem, todos podem desfrutar dos frutos de seu trabalho em pouco tempo com Todo Hidro.

0
    0
    ToDo Hidro
    Carrinho vazioRetornar à loja